Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15470
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância do profissional de ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Luanda Abreu de
Orientador: Gomes, Verônica Leite de Holanda
Resumo: A proposta deste estudo foi de conhecer a opinião dos professores que lecionam nos três primeiros anos do 1º segmento do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro, e assim identificar a importância de ter um profissional de ensino de Ciências para atuar com foco nas áreas de alimentação, higiene e saúde e proteção do corpo, contribuindo assim para uma melhoria na educação. Bem como identificar se esses temas abordados contribuem para a diminuição de problemas tão comuns, como a obesidade e transtornos alimentares, doenças relacionadas à falta de higiene e o abuso sexual infantil. Também identificar os desafios que tais profissionais têm ao ensinar Ciências, tendo em vista a prioridade na alfabetização e no ensino de Matemática e propor um profissional da área de ensino de Ciências para auxiliar neste processo. Para isso foi feito um estudo com base nos referenciais teóricos que analisa a perspectiva socio-histórica da Educação de Ensino de Ciências no Brasil, no entendimento da ciência como processo em permanente construção e na ideia de educação científica para todos. Acredita-se que o ensino de Ciências e a formação científica e pedagógica dos professores são estratégias para o desenvolvimento do país. Também foi feita uma breve discussão a respeito do significado de alfabetização científica e suas implicações para o ensino de Ciências. E também uma análise dos cadernos pedagógicos dos três primeiros anos, que são um material relevante para o ensino nestes anos iniciais do Ensino Fundamental. Conclui-se que, apesar dos professores conseguirem lidar com tais dificuldades em ensinar Ciências e de terem um conhecimento que os auxiliem neste processo, eles reconhecem que seus conhecimentos são limitados quanto a especificidade da área de Ciências Biológicas e que um profissional desta área contribuiria para o desenvolvimento científico biológico dos alunos.
Palavras-chave: Higiene
Ensino fundamental
Alimentação Infantil
Docentes
Serviços de saúde escolar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Luanda Abreu de. A importância do profissional de ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
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