Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15470
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A importância do profissional de ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Luanda Abreu de |
Orientador: | Gomes, Verônica Leite de Holanda |
Resumo: | A proposta deste estudo foi de conhecer a opinião dos professores que lecionam nos três primeiros anos do 1º segmento do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro, e assim identificar a importância de ter um profissional de ensino de Ciências para atuar com foco nas áreas de alimentação, higiene e saúde e proteção do corpo, contribuindo assim para uma melhoria na educação. Bem como identificar se esses temas abordados contribuem para a diminuição de problemas tão comuns, como a obesidade e transtornos alimentares, doenças relacionadas à falta de higiene e o abuso sexual infantil. Também identificar os desafios que tais profissionais têm ao ensinar Ciências, tendo em vista a prioridade na alfabetização e no ensino de Matemática e propor um profissional da área de ensino de Ciências para auxiliar neste processo. Para isso foi feito um estudo com base nos referenciais teóricos que analisa a perspectiva socio-histórica da Educação de Ensino de Ciências no Brasil, no entendimento da ciência como processo em permanente construção e na ideia de educação científica para todos. Acredita-se que o ensino de Ciências e a formação científica e pedagógica dos professores são estratégias para o desenvolvimento do país. Também foi feita uma breve discussão a respeito do significado de alfabetização científica e suas implicações para o ensino de Ciências. E também uma análise dos cadernos pedagógicos dos três primeiros anos, que são um material relevante para o ensino nestes anos iniciais do Ensino Fundamental. Conclui-se que, apesar dos professores conseguirem lidar com tais dificuldades em ensinar Ciências e de terem um conhecimento que os auxiliem neste processo, eles reconhecem que seus conhecimentos são limitados quanto a especificidade da área de Ciências Biológicas e que um profissional desta área contribuiria para o desenvolvimento científico biológico dos alunos. |
Palavras-chave: | Higiene Ensino fundamental Alimentação Infantil Docentes Serviços de saúde escolar |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 6-Dez-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUZA, Luanda Abreu de. A importância do profissional de ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LASouza.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.