Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15479
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O gás natural e a transição energética brasileira: a relação entre investimentos chineses e o desenvolvimento do mercado de gás natural no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Silva, João Pedro Correa e
Advisor: Pizoeiro, Carolina Araújo de Azevedo
Abstract: Esta pesquisa tem como propósito investigar os investimentos chineses como indutores de desenvolvimento no setor de gás natural do Rio de Janeiro. A investigação partiu da análise do setor de gás natural com um todo, chegando às mudanças regulatórias com a Nova Lei do Gás e os esforços do Rio de Janeiro na abertura do mercado de gás natural. Ademais, analisou-se o conceito de investimento estrangeiro e como a atratividade e o direcionamento deste vem sendo influenciado pela discussão sobre a transição energética e temas contemporâneos como governança socioambiental e paradiplomacia. Destarte, foi possível analisar os investimentos chineses em projetos de infraestrutura confirmados da indústria de gás natural, além de concatenar com outras iniciativas de atratividade de investimentos chineses em potencial como os BRICS e a Belt and Road Initiative, projeto chinês que se prontifica a promover o desenvolvimento sustentável por meio de uma cooperação Sul-Sul. Por fim, alerta-se para as necessidades de se agilizar os investimentos chineses para projetos de gás natural, sob pena de perda de oportunidades devido ao avançar da China em sua agenda de neutralidade de carbono até 2060.
Keywords: Transição energética
Gás natural
Investimento estrangeiro
China
Rio de Janeiro
Energetic transition
Natural gas
Foreign investment
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, João Pedro Correa e. O gás natural e a transição energética brasileira: a relação entre investimentos chineses e o desenvolvimento do mercado de gás natural no Rio de Janeiro. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPCSilva.pdf705.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.