Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRossetto, Silvana-
dc.contributor.authorFerreira, Gabriel Felipe Vargas-
dc.contributor.authorFranco, Guilherme Duarte-
dc.contributor.authorFonseca, Rebeca Cristina Medeiros da-
dc.date.accessioned2021-11-08T11:57:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:34Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15504-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectRefeiçõespt_BR
dc.subjectAmbiente universitáriopt_BR
dc.titleRANGO: facilitando o almoço universitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0054098292730720pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Maria Luiza Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659658820912418pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Beany Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187137839545288pt_BR
dc.description.resumoNo ambiente universitário da UFRJ, existem diversas opções de refeições na hora do almoço, uma delas é a compra de quentinhas, que além de oferecer várias opções pela quantidade de vendedores espalhados pelo campus, é uma forma barata e rápida de almoçar. Existem alguns aplicativos móveis de venda de refeições, mas devido a escala deles, não suprem as necessidades dos vendedores de quentinha, que possuem uma operação mais caseira e local. Há então uma demanda por alternativas que atendam às necessidades dos clientes e vendedores de quentinhas. Este trabalho apresenta a proposta de uma aplicação, chamada Rango, que visa suprir esta carência, facilitando a comunicação entre clientes e vendedores e o comércio de quentinhas, dentro e fora do contexto do ambiente universitário da UFRJ. Para entender o que uma aplicação deste tipo precisaria ter para atender as necessidades de clientes e vendedores, foram realizadas pesquisas de demanda que ajudaram a definir o escopo inicial da proposta. Foram desenvolvidos dois aplicativos que interagem entre si: o do cliente, que apresenta vendedores de quentinhas e seus respectivos cardápios e possibilita a realização de reservas destas quentinhas; e o aplicativo do vendedor, que permite um fácil e intuitivo gerenciamento e criação de um cardápio de quentinhas para reservas. Ambos aplicativos permitem que clientes e vendedores conversem diretamente entre si. Por fim, os dois aplicativos foram experimentados e avaliados por usuários finais. Os relatos recebidos contribuíram para aprimorar a versão final dos aplicativos e propor extensões futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFVFerreira.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.