Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15511
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Zamphris: limpador de solados e sapateira
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Júlia Bragança Marques
Orientador: Alves, Anael Silva
Resumo: Este projeto foi idealizado a partir de uma oportunidade gerada pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2): a mudança de hábito com os calçados que chegam ao lar. Este é um campo de estudo muito rico para intervenção de design, já que os brasileiros tiveram que criar soluções para um problema novo, sem um grande nicho de mercado. Para desenvolvimento do projeto, foram utilizadas ferramentas metodológicas do design centrado na experiência do usuário, para entender as reais demandas dos usuários e como o design pode auxiliar essa nova atividade. O produto final foi feito para facilitar a limpeza mecânica, desinfecção e armazenamento de calçados perto dos acessos ao lar, de forma que é uma pesquisa de design para o futuro do combate a doenças transmissíveis. Na questão formal do produto, foram utilizados de inspiração os coletivos de design e arte De Stijl e Memphis-Milano. De forma simbólica, estética e funcional, este projeto visa tornar a tarefa de limpeza e armazenamento de calçados mais fácil.
Palavras-chave: Design
Calçado
Sapato
Coronavírus
Limpeza
Bactérias
Memphis
De Stijl
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINTO, Júlia Bragança Marques. Zamphris: limpador de solados e sapateira. 2021. 188 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBMPinto.pdf13.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.