Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15517
Especie: Relatório
Título : Padrão de concorrência e dinâmica competitiva: o caso da indústria brasileira de máquinas-ferramenta
Autor(es)/Inventor(es): Correa, Paulo Guilherme Farah
Kupfer, David
Resumen: Este texto constitui um exercício de aplicação de um referencial teórico alternativo ao convencional para a avaliação da competitividade de uma indústria particular, qual seja, a indústria brasileira de máquinas-ferramenta (MF). Na próxima seção resumem-se alguns elementos básicos desse referencial teórico, discutido em KUPFER (1991), que tem por centro a dinâmica do processo de concorrência vis-a-vis as abordagens estáticas da competitividade, que de modo geral limitam-se a associá-la a indicadores de desempenho ou de eficiência de firmas ou indústrias no mercado. À terceira seção aplica as noções de padrão de concorrência e competitividade, apontadas no item 2, ao caso da indústria brasileira de MF. São estabelecidas as características da base técnica setorial, os efeitos trazidos pela introdução de inovações tecnológicas primárias sobre o padrão de concorrência vigente para, finalmente, inferir os contornos gerais da situação competitiva atual da indústria brasileira. Esta última análise é realizada segundo a abordagem convencional e a alternativa aqui proposta. A comparação entre os resultados encontrados permite identificar nuances importantes da Competitividade desse setor, principalmente no que tange a consistência às conclusões otimistas resultantes das avaliações convencionais.
Resumen: Unavailable.
Materia: Competitividade industrial
Brasil
Máquinas-ferramenta
Indústrias
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Texto para discussão
Número: 264
Fecha de publicación: nov-1991
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CORREA, Paulo Guilherme Farah; KUPFER, David. Padrão de concorrência e dinâmica competitiva: o caso da indústria brasileira de máquinas-ferramenta. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991. 18 p. (Texto para discussão, n. 264).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PGFCorrea.DKupfer.pdf7.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.