Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15521
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Através do smartphone: análise da cobertura transmídia das manifestações chilenas de 2019 por O Estado de S. Paulo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Julia Noia
Tutor: Lermen, Alessandra de Falco Brasileiro
Resumen: A prática jornalística passou por profundas mudanças com a consolidação das narrativas transmidiáticas. Nesse cenário, as coberturas de manifestações de rua a partir de 2010 ganham uma nova roupagem em texto e vídeo. Este trabalho, a partir do Estudo de Caso e Análise de Conteúdo, estuda a cobertura internacional das manifestações de rua de cunho político no Chile, a partir de reportagens e vídeos publicados nos perfis do Estadão no Facebook e no YouTube, entre outubro e novembro de 2019. O objetivo da pesquisa foi responder às perguntas atreladas às formas de como o jornalismo transmídia é apresentado na cobertura internacional e à como a dinâmica do repórter em formato selfie é relevante para a notícia na contemporaneidade. A pesquisa observou correlação entre ferramentas de jornalismo transmídia, uso de redes sociais para coberturas internacionais, enriquecimento do conteúdo jornalístico e aumento de interação com leitores, e contribui para a literatura sobre jornalismo transmidiático e jornalismo selfie.
Materia: Manifestações públicas
Chile
O Estado de S. Paulo (Jornal)
Transmissão em rede
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-oct-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Julia Noia. Através do smartphone: análise da cobertura transmídia das manifestações chilenas de 2019 por O Estado de S. Paulo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JSilva.pdf827.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.