Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15562
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Agência Lume: a importância da comunicação comunitária na favela de Rio das Pedras
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Gabrielle Teles
Tutor: Soares, Raquel Paiva de Araujo
Resumen: A comunicação comunitária fundamenta-se em falar dos interesses locais de onde atua, levalos para a resolução junto aos órgãos competentes, compreender a favela para além do sensocomum difundido pela mídia hegemônica e apresenta-la para o “mundo”. O objetivo central deste trabalho é entender a importância do veículo comunitário Agência Lume para a favela de Rio das Pedras. Além disso, buscou-se estudar a formação das favelas, em especial nesta em que o jornal é situado, o conceito de comunicação comunitária e popular, o impacto da tecnologia na transformação da comunicação comunitária e as dificuldades impostas pela COVID-19. Para isso, se fizeram necessárias uma revisão bibliográfica e entrevistas em profundidade com todos os colaboradores do veículo. A partir dos resultados, inferiu-se a necessidade da regulação da imprensa brasileira, o valor dos materiais impressos e a indispensabilidade de recursos financeiros para a entrega de um trabalho mais justo e completo.
Materia: Comunicação social
Rio das Pedras (Rio de Janeiro, RJ)
COVID-19
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-oct-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Gabrielle Teles. Agência Lume: a importância da comunicação comunitária na favela de Rio das Pedras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GRodrigues.pdf739.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.