Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15623
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gestão das águas: uma proposta de ação técnica alternativa para a superação da contaminação hídrica
Autor(es)/Inventor(es): Constancio, Maria Luiza Meirinho
Orientador: Mello, Cecília Campello do Amaral
Resumo: O surgimento de uma demanda crescente por água potável tem mobilizado de forma urgente os agentes públicos, visto que esse recurso se encontra cada vez mais degradado e mal distribuído. Considerando o caráter imprescindível da inserção da proteção ambiental na agenda pública, principalmente por meio de uma legislação específica de preservação e na execução de políticas públicas, entendemos ser necessário ao gestor(a) público(a) ir além, buscando alternativas técnicas democráticas, capazes de, por um lado, evitar uma maior degradação e, por outro, possibilitar uma reversão do cenário atual. Por esses motivos, o objetivo da presente pesquisa foi analisar e propor uma técnica alternativa, a biossorção realizada com a casca de banana, como instrumento que poderá vir a fazer parte das políticas públicas voltadas para a remediação da degradação ambiental. A metodologia adota foi a revisão bibliográfica de autores que discorrem sobre a história da água assim como sua influência simbólica para a sociedade durante as diversas mudanças nos contextos políticos, econômicos e sociais, além da gestão dos recursos hídricos ao longo dos séculos, assim como questões mais técnicas sobre gestão das águas no Brasil, gerando reflexão a respeito da ética do uso das águas e sua relação com a promoção da justiça ambiental. São analisadas também as ações governamentais frente à contaminação da Baía de Guanabara afim de compreender como as políticas públicas atuais desconsideram algumas tecnologias nos processos de descontaminação e de que forma a biossorção poderá contribuir para a melhoria da qualidade de água da Baía de Guanabara.
Palavras-chave: Tratamento de águas residuárias
Adsorção
Casca de planta
Banana
Políticas públicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS FISICO-AMBIENTAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLMConstancio.pdf725.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.