Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15626
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O índice de desenvolvimento humano municipal: uma análise da multidimensionalidade do desenvolvimento humano no município de Niterói (2000-2010)
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Ana Carolina Paixão de Araújo
Tutor: Kraus, Lalita
Resumen: O estudo propõe uma reflexão crítica do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) como critério para mensuração do desenvolvimento humano, tomando como estudo de caso o Município de Niterói, do estado do Rio de Janeiro. Apesar de ser considerado um índice de referência, alguns atores têm realizado críticas sobre sua verdadeira capacidade de mensurar o conceito de desenvolvimento humano. Diante disso, surge a seguinte questão: Qual a capacidade do IDHM de mensurar o desenvolvimento humano? Para responder à pergunta, a presente pesquisa pretende analisar o conceito de desenvolvimento humano, a partir de abordagens de diferentes autores, bem como comparar o IDHM com o conceito de desenvolvimento humano. Para tanto, será apresentado o estudo de caso do Município de Niterói, que segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano de 2013, ocupa a sétima posição no ranking nacional do IDHM, sendo o primeiro colocado entre os Municípios do Rio de Janeiro. Do ponto de vista metodológico, será feita uma pesquisa bibliográfica e documental, assim como uma pesquisa nos bancos de dados, por exemplo, do Atlas do Desenvolvimento Humano (PNUD), do Mapa da Violência e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Como resultados esperados, pretende-se validar a hipótese de que o IDHM não seria suficiente para mensurar o desenvolvimento humano municipal, observando as possíveis limitações para tal. A pesquisa justifica-se, pois, ao ser utilizado como instrumento norteador das políticas públicas, esse indicador é capaz de afetar a qualidade de vida das pessoas.
Materia: Desenvolvimento humano
Niterói (RJ)
Administração municipal
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::TECNICAS DE ANALISE E AVALIACAO URBANA E REGIONAL
Unidade de producción: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-nov-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACPASouza.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.