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dc.contributor.advisorMelquior, Marcia Cristina Neves-
dc.contributor.authorArmond, Márcia da Cunha Vasconcellos-
dc.date.accessioned2021-11-24T19:11:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:38Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationARMOND, Márcia da Cunha Vasconcello. O uso do modelo de intervenção das consultas terapêuticas de Winnicott para mães em período de adaptação do filho na creche. 2019. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15655-
dc.description.abstractThe transformations of the social context of the last decades with the entry of women in to the labor market made day care centre on e of the options ad opted by the families to offer care to the children, due to the mother's return to work. However, it is observed in practic et hat, even when day care is a choice, the child's entrance is marked by ambivalent feelings and maternal suffering because of the need for separation from the child. The refore, it is extremely important to provide a space and a time, through listening to a professional of the instituti on so thats uch feelings can bewelcome dand, as far as possible, elaborated. It is proposed that, in theperiod for adapting the mother-child binomial, the institution can use the tool of Therapeutic Consultation as a form of help, care and health promotion. The workis a Narrative Bibliographic Review focus ingon the concept of Therapeutic Consultation so fthe workof Donald W. Winnicott.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectPsychology, Educationalen
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectChild day care centersen
dc.titleO uso do modelo de intervenção das consultas terapêuticas de Winnicott para mães em período de adaptação do filho na crechept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0409921152653838pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6098327627410539pt_BR
dc.contributor.referee1Anciães, Teresinha Maria Nicolini da Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6441056005222331pt_BR
dc.description.resumoAs transformações do contexto social das últimas décadas com a entrada da mulher no mercado de trabalho tornou a creche uma das opções adotadas pelas famílias para oferecer cuidados às crianças, em função do retorno da mãe ao trabalho. Contudo, observa-se na prática que, mesmo quando a creche é uma escolha, a entrada da criança é marcada por sentimentos ambivalentes e sofrimento materno em virtude da necessidade de separação do filho. Sendo assim, é de extrema importância se disponibilizar um espaço e um tempo, através da escuta de um profissional da instituição para que tais sentimentos possam ser acolhidos e, na medida do possível, elaborados. Propõe-se então, que no período destinado à adaptação do binômio mãe-filho, a instituição possa usar como forma de ajuda, cuidado e promoção de saúde a ferramenta das Consultas Terapêuticas. O trabalho trata-se de uma Revisão Bibliográfica Narrativa com foco no conceito de Consultas Terapêuticas da obra de Donald W. Winnicott.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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