Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15655
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | O uso do modelo de intervenção das consultas terapêuticas de Winnicott para mães em período de adaptação do filho na creche |
Autor(es)/Inventor(es): | Armond, Márcia da Cunha Vasconcellos |
Orientador: | Melquior, Marcia Cristina Neves |
Resumo: | As transformações do contexto social das últimas décadas com a entrada da mulher no mercado de trabalho tornou a creche uma das opções adotadas pelas famílias para oferecer cuidados às crianças, em função do retorno da mãe ao trabalho. Contudo, observa-se na prática que, mesmo quando a creche é uma escolha, a entrada da criança é marcada por sentimentos ambivalentes e sofrimento materno em virtude da necessidade de separação do filho. Sendo assim, é de extrema importância se disponibilizar um espaço e um tempo, através da escuta de um profissional da instituição para que tais sentimentos possam ser acolhidos e, na medida do possível, elaborados. Propõe-se então, que no período destinado à adaptação do binômio mãe-filho, a instituição possa usar como forma de ajuda, cuidado e promoção de saúde a ferramenta das Consultas Terapêuticas. O trabalho trata-se de uma Revisão Bibliográfica Narrativa com foco no conceito de Consultas Terapêuticas da obra de Donald W. Winnicott. |
Resumo: | The transformations of the social context of the last decades with the entry of women in to the labor market made day care centre on e of the options ad opted by the families to offer care to the children, due to the mother's return to work. However, it is observed in practic et hat, even when day care is a choice, the child's entrance is marked by ambivalent feelings and maternal suffering because of the need for separation from the child. The refore, it is extremely important to provide a space and a time, through listening to a professional of the instituti on so thats uch feelings can bewelcome dand, as far as possible, elaborated. It is proposed that, in theperiod for adapting the mother-child binomial, the institution can use the tool of Therapeutic Consultation as a form of help, care and health promotion. The workis a Narrative Bibliographic Review focus ingon the concept of Therapeutic Consultation so fthe workof Donald W. Winnicott. |
Palavras-chave: | Psicologia educacional Adaptação Creches Psychology, Educational Adaptation Child day care centers |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Programa: | Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Unidade produtora: | Maternidade Escola |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 5-Jul-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ARMOND, Márcia da Cunha Vasconcello. O uso do modelo de intervenção das consultas terapêuticas de Winnicott para mães em período de adaptação do filho na creche. 2019. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MdCVArmond.pdf | 164.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.