Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15710
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto paisagístico para a área delimitada de um terreno em Duque de Caxias: ecoparque municipal de Duque de Caxias - RJ
Author(s)/Inventor(s): Santos, Isabella Cristina Rodrigues da Silva
Advisor: Vasconcellos, Virgínia Maria Nogueira de
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade desenvolver um projeto paisagístico de um parque urbano para uma área inocupada, de onze mil cento e nove e um metros quadrados, localizada na Baixada Fluminense, em específico, no centro do Município de Duque Caxias. O referido projeto provém do Trabalho de Conclusão de Curso, para a obtenção do título de Bacharel em Composição Paisagística, da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Embasa-se, excepcionalmente, na fundamentação teórica das propostas que discorrem em prol de conceitos como Espaços biofílicos, Morfologia Urbana, Preservação ambiental, Ecologia, Conscientização do comportamento socioambiental, assim como em pesquisa qualitativa concernente à captura de dados analíticos da área de intervenção e seu entorno imediato. Devido a carência de arborização, em grande parcela do bairro, e da, consequente, insurgência da conscientização e valorização ambiental, o projeto tem como premissa resolver tais necessidades emergenciais, procedentes às condições ecológicas, climáticas e sociais, possibilitando o mútuo contato dos indivíduos para com os ecossistemas naturais brasileiros nativos da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado – os quais são capazes de proporcionar um sistema estável, equilibrado e autossuficiente à comunidade urbana –, e a correspondência com os estudos que as instituições culturais e de ensino podem adotar junto às crianças e jovens. Tal prisma será difusor da potencialização de um estudo, em coletividade, por meio de atividades educativas ambientais e artísticas que pretendem envolver a colaboração, a participação e a inclusão de moradores locais e das diversas outras faixas etárias, no parque urbano. Além do estudo das novas formas de convivência, relacionamento e conforto térmico, em meio ao espaço urbano, o projeto também contempla os usuários com áreas de permanência, em prol da melhoraria do bem-estar deste ao se desconectarem da intensa urbanização. Com isso, adotou-se para o projeto, o uso de formas e silhuetas botânicas que pudessem retirar as linhas retas, componentes de áreas edificadas.
Keywords: Espaços biofílicos
Ecologia
Morfologia urbana
Parque urbano
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Isabella Cristina Rodrigues da Silva. Projeto paisagístico para a área delimitada de um terreno em Duque de Caxias: ecoparque municipal de Duque de Caxias - RJ. 2021. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Paisagística) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Composição Paisagística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICRSSantos.pdf18.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.