Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Felipe Scovino Gomes | - |
dc.contributor.author | Saraiva, Thiago Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T14:49:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:40Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Thiago Alves. A história da arte contemporânea a contrapelo: arapucas caribenhas e brasileiras por entre os cabelos. 2021. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15717 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpas | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Caribe | pt_BR |
dc.title | A história da arte contemporânea a contrapelo: arapucas caribenhas e brasileiras por entre os cabelos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Estes escritos ensaiam como e por que cabelos e pelos humanos são posicionados pelo machocentrismo como instrumento de violência de gênero na sociedade ocidental contemporânea. Sob uma perspectiva das artes visuais, seu autor busca identificar meios de operação e manutenção deste indício em relações sociais, históricas e estéticas. Ademais, contribuir para o diálogo entre vivências dissidentes que aliadas às artes promovem debates que desafiam o status quo. Para isso, evoca como objetos de análise peças manejadas especialmente por artistas brasileiras e caribenhas, das décadas de 1970 e 1990, como Ana Mendieta, Janine Antoni, Marta María Pérez Bravo, Sonia Andrade e Rosângela Rennó, da mesma maneira, dos anos 2000, como Aya Ibeji, Alice Yura, Yasmin Thayná, Priscila Rezende, Renata Felinto e Juliana Notari, que imputam os pelos como indícios de controle e ameaça de corpas. Mas, também, que os manipulam como armação a fim de desarticular normas discriminatórias de gênero, raça e identidade na sociedade. Logo, busca-se apreender a partir do fazer artístico a urgência pela manutenção de vidas. As mesmas que desobedecem os paradigmas das estruturas sociopolíticas que cerceiam as potencialidades corpóreas associadas às noções de feminilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TASaraiva.pdf | 3.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.