Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15717
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A história da arte contemporânea a contrapelo: arapucas caribenhas e brasileiras por entre os cabelos
Autor(es)/Inventor(es): Saraiva, Thiago Alves
Orientador: Lima, Felipe Scovino Gomes
Resumo: Estes escritos ensaiam como e por que cabelos e pelos humanos são posicionados pelo machocentrismo como instrumento de violência de gênero na sociedade ocidental contemporânea. Sob uma perspectiva das artes visuais, seu autor busca identificar meios de operação e manutenção deste indício em relações sociais, históricas e estéticas. Ademais, contribuir para o diálogo entre vivências dissidentes que aliadas às artes promovem debates que desafiam o status quo. Para isso, evoca como objetos de análise peças manejadas especialmente por artistas brasileiras e caribenhas, das décadas de 1970 e 1990, como Ana Mendieta, Janine Antoni, Marta María Pérez Bravo, Sonia Andrade e Rosângela Rennó, da mesma maneira, dos anos 2000, como Aya Ibeji, Alice Yura, Yasmin Thayná, Priscila Rezende, Renata Felinto e Juliana Notari, que imputam os pelos como indícios de controle e ameaça de corpas. Mas, também, que os manipulam como armação a fim de desarticular normas discriminatórias de gênero, raça e identidade na sociedade. Logo, busca-se apreender a partir do fazer artístico a urgência pela manutenção de vidas. As mesmas que desobedecem os paradigmas das estruturas sociopolíticas que cerceiam as potencialidades corpóreas associadas às noções de feminilidade.
Palavras-chave: Corpas
Gênero
Arte contemporânea
Brasil
Caribe
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SARAIVA, Thiago Alves. A história da arte contemporânea a contrapelo: arapucas caribenhas e brasileiras por entre os cabelos. 2021. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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