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Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: Reflexões sobre a experiência do processo de implementação do curso para gestantes "família grávida" em uma maternidade pública do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Alves, Simone Amaral dos Santos Ogg
Advisor: Neto, Mercedes
Abstract: Este estudo, com aspiração de discutir o tema grupo de gestantes propôs visualizar as orientações sobre o tema, através de uma narrativa pessoal sobre a equipe multiprofissional de uma Maternidade Municipal do Rio de Janeiro. Tal fato considera como justificativa relevante, pois acarreta possível identificação de ações, atividades educativas, costumes, cultura, nos modos de ver o cuidado por uma Política Pública de Saúde. Para se ver estas orientações, como cuidado, palavra atribuída à profissão Enfermagem, será necessário entender o papel da equipe multiprofissional no manejo da gestante no pré-natal da unidade delimitada pelo estudo. Outra justificativa se deve a inserção, como profissional da saúde, em um ambiente de cuidado materno-infantil, a Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, exercendo, dentre as diversas atribuições, papel de multiplicadora nos cursos de gestante. No que tange à área acadêmica, a pesquisa pretende contribuir no ensino da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem, e nas futuras pesquisas da categoria profissional, com interface multiprofissional, subsidiando o aprimoramento de protocolos institucionais, e também a discussão no aprofundamento da construção do cuidado como atribuição profissional. Mediante o exposto, suponho que os resultados de futuras pesquisas possam não só contribuir para o entendimento da construção do mecanismo de orientações à gestante e família como ação de Enfermagem, mas também, revalidação desta atividade como atribuição do enfermeiro com a equipe multiprofissional.
Abstract: This study, with the aim of discussing the topic of a group of pregnant women, proposed to visualize the guidelines on the topic, through a personal narrative about the multidisciplinary team of a Municipal Maternity Hospital in Rio de Janeiro. This fact is considered as a relevant justification, as it entails possible identification of actions, educational activities, customs, culture, in the ways of seeing care through a Public Health Policy. It is necessary to understand the role of the multidisciplinary team in the management of pregnant women in the prenatal care unit delimited by the study. Another justification is due to the insertion, as a health professional, in an environment of maternal and child care, the Maternity Maria Amélia Buarque de Hollanda, exercising, among its various attributions, the role of multiplier in pregnant women's courses. With regard to the academic area, the research intends to contribute to the teaching of Undergraduate and Graduate Nursing, and to future research in the professional category, with a multidisciplinary interface, supporting the improvement of institutional protocols, and also the discussion on the deepening of the construction of the care as a professional assignment. Based on the foregoing, I suppose that the results of future research may not only contribute to the understanding of the construction of the guidance mechanism for pregnant women and their families as a Nursing action, but also the revalidation of this activity as an attribution of the nurse with the multidisciplinary team.
Keywords: Enfermagem obstétrica
Saúde pública
Obstetric nursing
Health policy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Program: Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Production unit: Maternidade Escola
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Jul-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES, Simone Amaral dos Santos Ogg. Reflexões sobre a experiência do processo de implementação do curso para gestantes "família grávida" em uma maternidade pública do Rio de Janeiro. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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