Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15766
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Construindo um baseline: levantamento da composição e distribuição da ictiofauna da Baía de Guanabara, um estuário profundamente impactado no sudeste do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Clara Velloso Teixeira
Orientador: Vianna, Marcelo
Resumo: A Baía de Guanabara é um estuário tropical que apresenta grande importância histórica, ambiental e econômica. Contudo, por estar localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro, ela vem sofrendo com intensos impactos antrópicos ao longo dos anos, o que se reflete na composição de sua ictiofauna. O objetivo desse trabalho foi construir um baseline da fauna de peixes utilizando registros pretéritos (1889 a 2020), de forma a permitir uma maior compreensão da composição e distribuição das espécies ao longo do estuário, além de evidenciar como o esforço de estudos científicos se distribui entre as diferentes famílias encontradas. Para isso, foi realizada uma extensa compilação de dados que envolveu: i) levantamento de artigos científicos que incluiu uma análise cientométrica nos portais Web of Science, Scielo e Scopus; ii) resgate de dados de coletas e monitoramento de desembarque realizados pelo Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira; iii) consulta de materiais depositados em coleções ictiológicas. Com isso, foram obtidas 219 espécies (203 teleósteos e 16 elasmobrânquios), distribuídas em 149 gêneros (137 teleósteos e 12 elasmobrânquios) e 68 famílias (58 teleósteos e 10 elasmobrânquios). Mesmo que o esforço amostral empregado tenha sido suficiente para representar a ictiofauna do médio e do alto estuários, estima-se que a riqueza da baía seja ainda maior. A distribuição encontrada foi bastante condizente com o esperado para estuários, com maiores valores de riqueza absoluta e densidade de espécies da porção mais externa. Porém, houve quadrantes internos próximos a áreas de reserva ambiental que se destacaram em relação ao seu entorno, corroborando a importância da implementação desse tipo de medida para a conservação da ictiofauna, principalmente por que foram observadas mudanças na composição de espécies ao longo das décadas. Por fim, o levantamento bibliográfico indicou um foco de trabalhos científicos em táxons de importância econômica pesqueira, revelando a necessidade de maior estudo de grupos com risco de extinção, como raias e tubarões.
Palavras-chave: Peixes
Densidade populacional
Baía de Guanabara
Fauna marinha
Bases de dados
Ictiologia
Fishes
Population density
Guanabara Bay
Marine fauna
Database
Ichthyology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Jan-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITE, Clara Velloso Teixeira. Construindo um baseline: levantamento da composição e distribuição da ictiofauna da Baía de Guanabara, um estuário profundamente impactado no sudeste do Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas - Biologia Marinha) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Biologia Marinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CVTLeite.pdf985.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.