Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15768
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dc.contributor.advisorSimões, Ana Cristina Pantoja-
dc.contributor.authorSouza, Naycon Rodrigues de-
dc.date.accessioned2021-12-07T17:19:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Naycon Rodrigues de. As mudanças previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito das ciências da natureza – a distribuição da química e física no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15768-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículos e programaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCurricula and Programsen
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectPhysicsen
dc.titleAs mudanças previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito das ciências da natureza – a distribuição da química e física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4566636331205655pt_BR
dc.description.resumoEm abril de 2017, tomando como base as versões anteriores do documento e com a valiosa participação crítica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade civil, o Ministério da Educação (MEC) concluiu a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal documento faz parte de uma política educativa influente na elaboração de currículos por todas as escolas do Ensino Básico no Brasil que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar alguns apontamentos relacionados às mudanças do ensino das ciências naturais, mais especificamente da Química e da Física, que propõe a BNCC. Para isso, foi feita uma análise superficial das propostas curriculares apresentadas no documento, juntamente com as orientações de inserir conteúdos de Química e Física em turmas do 6º ao 9º ano, além de contrapor propostas da BNCC e os PCNs. O presente trabalho foi desenvolvido prioritariamente por meio de investigação qualitativa na qual é adequada aos estudos em educação e suas características estão de acordo com a forma como foi realizada essa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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