Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Simões, Ana Cristina Pantoja | - |
dc.contributor.author | Souza, Naycon Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T17:19:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Naycon Rodrigues de. As mudanças previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito das ciências da natureza – a distribuição da química e física no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15768 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículos e programas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Curricula and Programs | en |
dc.subject | Sciences teaching | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Chemistry | en |
dc.subject | Physics | en |
dc.title | As mudanças previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito das ciências da natureza – a distribuição da química e física no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4566636331205655 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em abril de 2017, tomando como base as versões anteriores do documento e com a valiosa participação crítica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade civil, o Ministério da Educação (MEC) concluiu a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal documento faz parte de uma política educativa influente na elaboração de currículos por todas as escolas do Ensino Básico no Brasil que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar alguns apontamentos relacionados às mudanças do ensino das ciências naturais, mais especificamente da Química e da Física, que propõe a BNCC. Para isso, foi feita uma análise superficial das propostas curriculares apresentadas no documento, juntamente com as orientações de inserir conteúdos de Química e Física em turmas do 6º ao 9º ano, além de contrapor propostas da BNCC e os PCNs. O presente trabalho foi desenvolvido prioritariamente por meio de investigação qualitativa na qual é adequada aos estudos em educação e suas características estão de acordo com a forma como foi realizada essa pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NRSouza.pdf | 299.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.