Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15768
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | As mudanças previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito das ciências da natureza – a distribuição da química e física no ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Naycon Rodrigues de |
Orientador: | Simões, Ana Cristina Pantoja |
Resumo: | Em abril de 2017, tomando como base as versões anteriores do documento e com a valiosa participação crítica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade civil, o Ministério da Educação (MEC) concluiu a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal documento faz parte de uma política educativa influente na elaboração de currículos por todas as escolas do Ensino Básico no Brasil que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar alguns apontamentos relacionados às mudanças do ensino das ciências naturais, mais especificamente da Química e da Física, que propõe a BNCC. Para isso, foi feita uma análise superficial das propostas curriculares apresentadas no documento, juntamente com as orientações de inserir conteúdos de Química e Física em turmas do 6º ao 9º ano, além de contrapor propostas da BNCC e os PCNs. O presente trabalho foi desenvolvido prioritariamente por meio de investigação qualitativa na qual é adequada aos estudos em educação e suas características estão de acordo com a forma como foi realizada essa pesquisa. |
Palavras-chave: | Currículos e programas Ensino de ciências Ensino fundamental Ensino médio Química Física Curricula and Programs Sciences teaching Elementary School High school Chemistry Physics |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUSA, Naycon Rodrigues de. As mudanças previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito das ciências da natureza – a distribuição da química e física no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NRSouza.pdf | 299.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.