Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15802
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de processos para tratamento de lixiviados de aterros sanitários: análise comparativa de estudos desenvolvidos na UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Vicente, Beatriz Machado
Advisor: Fonseca, Fabiana Valeria da
Abstract: A busca por um tratamento adequado de lixiviado de aterro sanitário que atenda a legislação de lançamento de efluentes se torna cada vez mais urgente. No ano de 2019 foram produzidos no país 79,1 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é que essa geração chegue a 100 milhões de toneladas no ano de 2033. Segundo a estimativa de que a quantidade de lixiviado em aterros sanitários pode ser de 20% a 30% da quantidade de resíduos sólidos que é disposto diariamente em um aterro sanitário e considerando que 100% dos resíduos sólidos urbanos gerados sejam destinados a aterros, em 2033 ter-se-ia uma geração de 20 a 30 mil toneladas de lixiviado no país. Soma-se a esta preocupação o fato do lixiviado possuir uma composição química e microbiológica complexa, além de ser, em geral, tóxico para diversos organismos aquáticos, seres vivos e meio ambiente. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar e comparar diferentes rotas de tratamento investigadas em trabalhos realizados na UFRJ a fim de estimar a rota que possui uma maior viabilidade de implementação em termos de redução de DQO, amônia e toxicidade visto que as concentrações de DQO e amônia são consideradas os principais indicativos de toxicidade aguda em um efluente. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica inicial definiu-se as rotas de tratamento a serem avaliadas e após análise de fluxogramas, diagramas, prós e contras de cada tratamento escolheu-se a rota que melhor atende aos objetivos do projeto. Foram avaliadas no total 7 rotas que aplicavam os mais diversos tratamentos como coagulação-floculação, precipitação de estruvita, tratamentos biológicos, adsorção em carvão ativado, microfiltração, nanofiltração, osmose inversa, Processo Fenton escuro, Processo Foto- Fenton e ozonização. Buscou-se analisar em cada rota as eficiências de remoção dos parâmetros-chaves escolhidos bem como se seus valores residuais pós-tratamento se enquadrariam em suas respectivas legislações. Após análises individuais e comparativas conclui-se que a rota mais promissora para implementação é a rota quatro composta por uma etapa de ozonização seguida por microfiltração submersa e osmose inversa. Esta rota em termos de remoção de DQO apresentou uma eficiência global de 99,4% e um valor residual de 12,4 mgO2/L, em relação a remoção de amônia a eficiência foi de 99,6% apresentando um valor residual de 9 mg/L e ao fim desta rede de tratamento a toxicidade foi completamente eliminada. Além dos excelentes resultados esta rede de tratamento apresentou um menor número de etapas, conseguindo atingir resultados bastante semelhantes ao que outras rotas atingem em 5 e 8 etapas sendo mais vantajosa em uma primeira análise visto que menos etapas significam menos variáveis e parâmetros a serem controlados ao longo de um processo bem como um possível menor investimento inicial.
Keywords: Lixiviação
Tratamento de resíduos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VICENTE, Beatriz Machado. Avaliação de processos para tratamento de lixiviados de aterros sanitários: análise comparativa de estudos desenvolvidos na UFRJ. 2021. 110 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMVicente.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.