Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/15803
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Memória e silêncio em tempos de ditadura: uma pesquisa sobre o impacto da censura na Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Lizandra Fidelis de |
Tutor: | Oliveira, Antonio José Barbosa de |
Resumen: | O presente trabalho apresenta elementos relacionados a uma pesquisa histórica a respeito da censura e do processo político entre os anos de 1968 a 1979 tendo como estudo de caso a Biblioteca Marina de São Paulo Vasconcellos que pertence ao Instituto de Filosofia e Ciências sociais – IFCS e ao Instituto de História – I.H, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O tema abordado é de grande importância e relevante para a nossa história, pois aborda um contexto específico de uma conjuntura política que atingiu várias instituições, sobretudo as universidades, interferindo diretamente na organização dos lugares de memória. A pesquisa realiza uma investigação de como o regime atuou na referida biblioteca. O Estado de exceção usava de vários métodos para impor sua política autoritária para atingir as Universidades, cerceando as liberdades individuais e promovendo rígido controle à informação. Bibliotecas são lugares de salvaguarda da memória, é instituição depositária de informações e de conhecimento sistematizado e organizado. É nos livros que o conhecimento é disseminado; não seria de se estranhar que o regime focasse, justamente em dificultar o acesso à informação e implantar mecanismos de censura nas bibliotecas, principalmente as universitárias. Os objetivos da pesquisa consistem em pesquisar como a biblioteca lidava com a censura imposta pela ditadura militar e as demandas do Estado repressor e perceber de que maneira a biblioteca sofreu impacto com as medidas de censura impostas pelo AI-5. Pretende-se ainda observar a dinâmica de funcionamento da biblioteca durante a vigência do AI-5, diagnosticar como os livros ditos subversivos eram guardados e se havia algum controle no empréstimo desses livros na biblioteca. Pretende-se ainda verificar se a biblioteca era um espaço vigiado pelos órgãos de controle do regime. O tema foi escolhido por ser um assunto relevante para a história e também importante para a história das bibliotecas inseridas neste contexto político de repressão. O trabalho consiste de pesquisa histórica baseada em levantamento documental e entrevista com professora titular, ex-diretora do IFCS. O aporte teórico fundamenta-se nos conceitos de memória social, memória política, biblioteca universitária, censura e informação. Como resultado, chegou-se à conclusão de que não houve uma censura explícita na Biblioteca do IFCS, embora seu fechamento no período possa ser considerada uma forma de censura, mesmo que velada. |
Materia: | Biblioteca universitária Censura Ditadura Informação Conhecimento Memória University Library Censorship Dictatorship Information Memory |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 5-ene-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | OLIVEIRA, Lizandra Fidelis de. Memória e silêncio em tempos de ditadura: uma pesquisa sobre o impacto da censura na Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LFOliveira.pdf | 741.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.