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dc.contributor.advisorCruz, Yordanka Reyes-
dc.contributor.authorPereira, Sissa Lorrayne da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-16T18:34:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:42Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15814-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectEfeito Estufapt_BR
dc.titleUso da RenovaCalc para avaliação da intensidade de carbono na produção de QAV-alternativo HEFA considerando diversas rotas de obtenção de hidrogêniopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2484115263109864pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2272837946397029pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Souza, Mellyssa Soares de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377878072307611pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Marcelo Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879216880730517pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Leonard Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133335745101111pt_BR
dc.description.resumoA busca por estratégias de redução dos impactos ambientais agravados desde o início das atividades industriais vem sendo discutida globalmente em conferências e debates pelo clima. Com o propósito de alcançar os objetivos firmados em acordos recentes, o Brasil vem buscando desenvolver projetos que associem a redução de impactos ambientais com desenvolvimento econômico e benefícios sociais. Dessa forma, em 2015, durante a 21ª Conferência do Clima da ONU, o país apresentou suas Contribuições Nacionalmente Determinadas, na qual comprometeuse a reduzir em 37% as emissões de gases de efeito estufa em 2025. Além de outras medidas desenvolvidas, criou-se a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Essa política, instituída por lei, visa promover a expansão dos biocombustíveis, garantindo previsibilidade, eficiência energética e redução de emissões dos gases do efeito estufa (GEE). A diferença de valores da intensidade de carbono (IC, medidos em gCO2eq/MJ) entre determinada rota de biocombustível analisada e seu fóssil substituto fornece a Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA). Junto ao volume de biocombustível produzido, é permitido o fornecimento de ativos ambientais chamados Créditos de Descarbonização (CBIO), que equivale a 1 tonelada de CO2 não emitido. Um dos combustíveis habilitados pelo Renovabio é o querosene de aviação alternativo (QAV-alternativo), cujo potencial de descarbonização vem sendo analisado, devido ao relevante impacto do setor aéreo na emissão de gases, que representa 2% do valor total no mundo. Diante do cenário exposto, esse estudo buscou verificar os valores de IC da produção de QAV-alternativo obtidos por ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA, do inglês hydroprocessed esters and fatty acids) considerando diferentes rotas de obtenção de hidrogênio e usando óleo de soja e óleo de palma como matéria-prima, por meio da calculadora RenovaCalc. Os resultados confirmam a redução da IC na produção e uso de todas as rotas de QAV-alternativo analisadas em comparação ao querosene de aviação de origem fóssil, segundo os parâmetros do Renovabio. A rota com menor IC foi a de QAV-alternativo produzido com óleo de palma e hidrogênio obtido pela reforma do biogás (PRGB), registrando 31,83 gCO2/MJ. Esse valor representa uma redução de 63,62% em relação ao QAV de origem fóssil. Foi possível também avaliar a contribuição da produção de hidrogênio e da distância da matéria-prima da unidade produtora de combustível na IC e a quantidade de CBIO gerados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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