Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNaumann, Cláudia Medronho-
dc.contributor.authorBorges, Marcos Roberto da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-17T11:39:18Z-
dc.date.available2017-03-19T03:00:14Z-
dc.date.issued1991-11-30-
dc.identifier.citationNAUMANN, C. M.; BORGES, M. R. S. Ensino de bancos de dados: teoria e prática. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 1991. 9 p. (Relatório Técnico, 20/91)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1581-
dc.description.abstractThis paper describes the restructuring of the undergraduate database course carried out at a Department of Computer Science of Federal University of Rio de Janeiro. Now, the programm of this course was totally modified to include database building techniques and practical modules in order to consolidate he theoretical classes. Until 1989 database classes werw mainly theoretic and covered only modelling techniques and database system architecture. This experiment will serve as a basis for reorganizing another undergraduate courses much easier, specially those which are part of Information Systems Curriculum, where the pratical experience is of great importance.en
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.titleEnsino de bancos de dados: teoria e práticapt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoEste artigo relata a experiência de reestruturação do ensino de banco de dados no Curso de Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O ensino deste assunto que até o ano de 1989 era baseado somente em aulas teóricas sobre técnicas de modelagem e arquitetura de sistemas de banco de dados, foi totalmente remodelado para incluir técnicas de construção de banco de dados e principalmente a introdução de módulos práticos com o objetivo de consolidar e potencializar o conhecimento teórico. Esta experiência servirá de base para reestruturação de várias outras disciplinas do curso, principalmente aquelas do currículo de sistemas de informação, onde a experiência prática potencializa em muito o aspecto teórico da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.citation.issue2091pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios Técnicos e de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20_91_000040421.pdf668,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.