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http://hdl.handle.net/11422/1581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Naumann, Cláudia Medronho | - |
dc.contributor.author | Borges, Marcos Roberto da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-17T11:39:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:50Z | - |
dc.date.issued | 1991-11-30 | - |
dc.identifier.citation | NAUMANN, C. M.; BORGES, M. R. S. Ensino de bancos de dados: teoria e prática. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 1991. 9 p. (Relatório Técnico, 20/91) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1581 | - |
dc.description.abstract | This paper describes the restructuring of the undergraduate database course carried out at a Department of Computer Science of Federal University of Rio de Janeiro. Now, the programm of this course was totally modified to include database building techniques and practical modules in order to consolidate he theoretical classes. Until 1989 database classes werw mainly theoretic and covered only modelling techniques and database system architecture. This experiment will serve as a basis for reorganizing another undergraduate courses much easier, specially those which are part of Information Systems Curriculum, where the pratical experience is of great importance. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Relatório Técnico NCE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Banco de dados | pt_BR |
dc.title | Ensino de bancos de dados: teoria e prática | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo relata a experiência de reestruturação do ensino de banco de dados no Curso de Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O ensino deste assunto que até o ano de 1989 era baseado somente em aulas teóricas sobre técnicas de modelagem e arquitetura de sistemas de banco de dados, foi totalmente remodelado para incluir técnicas de construção de banco de dados e principalmente a introdução de módulos práticos com o objetivo de consolidar e potencializar o conhecimento teórico. Esta experiência servirá de base para reestruturação de várias outras disciplinas do curso, principalmente aquelas do currículo de sistemas de informação, onde a experiência prática potencializa em muito o aspecto teórico da disciplina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | 2091 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Relatórios |
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