Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1581
Tipo: Relatório
Título: Ensino de bancos de dados: teoria e prática
Autor(es)/Inventor(es): Naumann, Cláudia Medronho
Borges, Marcos Roberto da Silva
Resumo: Este artigo relata a experiência de reestruturação do ensino de banco de dados no Curso de Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O ensino deste assunto que até o ano de 1989 era baseado somente em aulas teóricas sobre técnicas de modelagem e arquitetura de sistemas de banco de dados, foi totalmente remodelado para incluir técnicas de construção de banco de dados e principalmente a introdução de módulos práticos com o objetivo de consolidar e potencializar o conhecimento teórico. Esta experiência servirá de base para reestruturação de várias outras disciplinas do curso, principalmente aquelas do currículo de sistemas de informação, onde a experiência prática potencializa em muito o aspecto teórico da disciplina.
Resumo: This paper describes the restructuring of the undergraduate database course carried out at a Department of Computer Science of Federal University of Rio de Janeiro. Now, the programm of this course was totally modified to include database building techniques and practical modules in order to consolidate he theoretical classes. Until 1989 database classes werw mainly theoretic and covered only modelling techniques and database system architecture. This experiment will serve as a basis for reorganizing another undergraduate courses much easier, specially those which are part of Information Systems Curriculum, where the pratical experience is of great importance.
Palavras-chave: Banco de dados
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Número: 2091
Data de publicação: 30-Nov-1991
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NAUMANN, C. M.; BORGES, M. R. S. Ensino de bancos de dados: teoria e prática. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 1991. 9 p. (Relatório Técnico, 20/91)
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20_91_000040421.pdf668.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.