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dc.contributor.advisorSoares, Marcio Miranda-
dc.contributor.authorNakao, Ricardo-
dc.date.accessioned2021-12-20T15:23:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:11Z-
dc.date.issued1981-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15830-
dc.description.abstractThis thesis presents initially a review of the literature on the application of the wave equation to the prediction of pile behaviour. As part of this review, the theoretical basis of the method, together with suggestions for its implementation is presented. With the aid of motion pictures, the behaviour of steel piles during driving (for the construction of the Rio de Janeiro Subway) was recorded. This records provided data for the wave equation analysis and the results of these predictions were compared with those of load tests. Comparisons with driving formulae were also made. The numerical solution scheme by E. A. L. SMITH (1960) was discused together with more recent proposals.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquação da ondapt_BR
dc.subjectEstacaspt_BR
dc.subjectEnsaio dinâmicopt_BR
dc.titleAplicação da equação da onda na análise do comportamento de estacas cravadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2544532190394865pt_BR
dc.contributor.referee1Lacerda, Willy Alvarenga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8284539093845312pt_BR
dc.contributor.referee2Aoki, Nelson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1932648220564260pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha Filho, Pedricto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9764718926394656pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta inicialmente um estudo bibliográfico sobre a aplicação da equação da onda ao problema da análise do comportamento de estacas cravadas. Dentro desse estudo são apresentadas as bases teóricas do método, alguns resultados de estudos de aplicação, visando fornecer informações básicas, recomendações e sugestões que facilitem a sua utilização pelos técnicos brasileiros. Empregando procedimentos fotográficos, foi feita a medição da cravação de estacas metálicas na obra do Metrô do Rio de Janeiro, que permitiram, juntamente com resultados de prova de carga, a aplicação prática do método estudado. São feitas ainda algumas análises comparativas com a aplicação de fórmulas dinâmicas de cravação. Além de uma extensa bibliografia atualizada, são discutidas a solução numérica devido a E.A.L.SMITH (1960) e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no sentido de aperfeiçoar o método.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::FUNDACOES E ESCAVACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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