Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15833
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Utilização da metodologia GeneXpert MTB/RIF® no diagnóstico da tuberculose resistente à rifampicina
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Thatiana Alfena de
Orientador: Costa, Bianca Porphírio da
Resumo: A tuberculose até hoje se apresenta como uma das principais causas de morte provocada por um único agente infeccioso em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial esteja infectada pelo bacilo de Koch, o que equivale a mais de 2 bilhões de pessoas. Apesar de uma série de tratamentos eficazes, a tuberculose continua sendo uma das infecções bacterianas mais destrutivas em humanos. A grande preocupação no tratamento da tuberculose é o surgimento de cepas resistentes aos antibióticos. As cepas MDR, são caracterizadas pela resistência à Isoniazida e Rifampicina, as duas drogas do tratamento primário mais potentes. Quanto mais rápido o diagnóstico, especialmente em casos tuberculose resistente, mais cedo se poderá iniciar o tratamento, sendo o teste rápido molecular uma ferramenta de extrema importância para o diagnóstico precoce da doença. O objetivo desse trabalho foi avaliar a metodologia GeneXpert MTB/RIF® para a detecção de resistência à rifampicina comparando com o teste de sensibilidade aos antibióticos pelo Sistema BACTEC MGIT 960. Foram selecionadas 150 cepas previamente testadas no GeneXpert MTB/RIF® com resultado positivo para a resistência, e repicadas em meio de cultura sólido para posterior realização do teste de sensibilidade aos antibióticos para confirmação da resistência. Após o repique das 150 cepas selecionadas: 13 foram descartadas como contaminadas ou negativas (8,67%) e 137 cepas com crescimento positivo (91,33%). Das 137 cepas submetidas ao teste de sensibilidade a antibióticos: 30 amostras sensíveis a rifampicina (21,89%), 107 resistentes a rifampicina (78,11%) e 102 amostras MDR (95,32%). Os resultados obtidos demonstraram uma concordância de 78,11% para detecção da resistência a rifampicina entre os dois métodos. O GeneXpert MTB/RIF® mostrou-se uma ferramenta importante para a rápida detecção de M. tuberculosis e para mutações que possam conferir uma resistência a rifampicina podendo se iniciar o tratamento da doença precocemente, entretanto pesquisadores e médicos estão cientes das limitações do ensaio ao interpretar os resultados do teste GeneXpert MTB/RIF®, mais estudos são necessários para avaliar o desempenho do ensaio para o detecção de resistência a rifampicina em vários cenários clínicos e com grande número de espécimes.
Palavras-chave: Mycobacterium tuberculosis
Resistência a medicamentos
Rifampina
Técnicas de diagnóstico molecular
Drug resistance
Rifampin
Molecular diagnostic techniques
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA HUMANA E MEDICA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Thatiana Alfena de. Utilização da metodologia GeneXpert MTB/RIF® no diagnóstico da tuberculose resistente à rifampicina. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TASouza.pdf918.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.