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dc.contributor.advisorMaia, Marisa Schargel-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Imaculada Mundim Rocha-
dc.date.accessioned2021-12-29T16:23:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:43Z-
dc.date.issued2013-06-10-
dc.identifier.citationOliveira, Maria Imaculada Mundin. O desenvolvimento emocional primitivo e o ambiente facilitador. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Materno-infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15848-
dc.description.abstractThe primitive emotional development, considered as the base of Donald Winnicott's work is the subject of this study. From the principle that each person has a unique experience, and that an enabling environment is requisite indispensable for the healthy development of the potentialities of the human being, this paper aims, the search process of the constitution of subjectivity. It is a cutout of the theory of personal growth, focusing on the stages of absolute dependence and relative dependence. We favor the period from the monitoring of pregnancy stage and stage I AM describing their essential tasks and achievements, which together with the facilitation environment will favor the emergence of subjectivity and the ability to relate to the shared reality. Thus, in the first chapter, we seek to describe the tasks and accomplishments essential psychic maturation in the early stages of absolute dependence. The second chapter describes the early psychic functioning detailing the three evolutionary processes that constitute the beginnings of inner reality: integration, personalization and fulfillment. The third chapter discusses the adaptation of the infant shared reality, the transition from absolute dependence to the relative path to the stage I AM. The last chapter presents a dialogue between some Winnicott´s concepts and the construction of public policies through Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis/MS/Fiocruz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emocional primitivopt_BR
dc.subjectAmbiente facilitadorpt_BR
dc.subjectRelações Mãe-filhopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEmoções manifestaspt_BR
dc.subjectExpressed emotionpt_BR
dc.subjectHealth policypt_BR
dc.subjectMother-child relationspt_BR
dc.titleO desenvolvimento emocional primitivo e o ambiente facilitadorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6412027675660806pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2286594721670014pt_BR
dc.contributor.referee1Rosario, Selma Eschenazsi do-
dc.description.resumoO desenvolvimento emocional primitivo, considerado como a espinha dorsal da obra de Donald Winnicott é o tema do presente estudo. A partir do principio de que cada sujeito tem uma experiência singular, e que um ambiente facilitador é requisito indispensável ao desenvolvimento saudável das potencialidades do ser humano, esse trabalho tem como objetivo, pesquisar o processo de constituição da subjetividade. Faz-se um recorte da teoria do amadurecimento pessoal, focando nos estágios de dependência absoluta e de dependência relativa. Privilegiamos o período compreendido entre o estágio pré-natal e o estágio do Eu Sou, descrevendo as respectivas tarefas e conquistas essenciais, que juntamente com a facilitação ambiental irão favorecer a emergência da subjetividade e a capacidade para relacionar-se com a realidade compartilhada. Desta forma, no primeiro capitulo, procura-se descrever as tarefas e conquistas essenciais do amadurecimento psíquico nas etapas iniciais de dependência absoluta. No segundo capítulo descreve-se o funcionamento psíquico precoce detalhando os três processos evolutivos que constituem os primórdios da realidade interna: integração, personalização e realização. O terceiro capítulo aborda a adaptação do bebê à realidade compartilhada, na transição da dependência absoluta para a relativa rumo ao estágio do Eu Sou. O último capitulo apresenta uma interlocução entre alguns conceitos Winnicottianos e a construção de políticas públicas através da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis/MS/Fiocruz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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