Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15848
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | O desenvolvimento emocional primitivo e o ambiente facilitador |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Maria Imaculada Mundim Rocha |
Orientador: | Maia, Marisa Schargel |
Resumo: | O desenvolvimento emocional primitivo, considerado como a espinha dorsal da obra de Donald Winnicott é o tema do presente estudo. A partir do principio de que cada sujeito tem uma experiência singular, e que um ambiente facilitador é requisito indispensável ao desenvolvimento saudável das potencialidades do ser humano, esse trabalho tem como objetivo, pesquisar o processo de constituição da subjetividade. Faz-se um recorte da teoria do amadurecimento pessoal, focando nos estágios de dependência absoluta e de dependência relativa. Privilegiamos o período compreendido entre o estágio pré-natal e o estágio do Eu Sou, descrevendo as respectivas tarefas e conquistas essenciais, que juntamente com a facilitação ambiental irão favorecer a emergência da subjetividade e a capacidade para relacionar-se com a realidade compartilhada. Desta forma, no primeiro capitulo, procura-se descrever as tarefas e conquistas essenciais do amadurecimento psíquico nas etapas iniciais de dependência absoluta. No segundo capítulo descreve-se o funcionamento psíquico precoce detalhando os três processos evolutivos que constituem os primórdios da realidade interna: integração, personalização e realização. O terceiro capítulo aborda a adaptação do bebê à realidade compartilhada, na transição da dependência absoluta para a relativa rumo ao estágio do Eu Sou. O último capitulo apresenta uma interlocução entre alguns conceitos Winnicottianos e a construção de políticas públicas através da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis/MS/Fiocruz. |
Resumo: | The primitive emotional development, considered as the base of Donald Winnicott's work is the subject of this study. From the principle that each person has a unique experience, and that an enabling environment is requisite indispensable for the healthy development of the potentialities of the human being, this paper aims, the search process of the constitution of subjectivity. It is a cutout of the theory of personal growth, focusing on the stages of absolute dependence and relative dependence. We favor the period from the monitoring of pregnancy stage and stage I AM describing their essential tasks and achievements, which together with the facilitation environment will favor the emergence of subjectivity and the ability to relate to the shared reality. Thus, in the first chapter, we seek to describe the tasks and accomplishments essential psychic maturation in the early stages of absolute dependence. The second chapter describes the early psychic functioning detailing the three evolutionary processes that constitute the beginnings of inner reality: integration, personalization and fulfillment. The third chapter discusses the adaptation of the infant shared reality, the transition from absolute dependence to the relative path to the stage I AM. The last chapter presents a dialogue between some Winnicott´s concepts and the construction of public policies through Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis/MS/Fiocruz. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento emocional primitivo Ambiente facilitador Relações Mãe-filho Políticas públicas Emoções manifestas Expressed emotion Health policy Mother-child relations |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
Programa: | Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Unidade produtora: | Maternidade Escola |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Jun-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | Oliveira, Maria Imaculada Mundin. O desenvolvimento emocional primitivo e o ambiente facilitador. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Materno-infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Aparece nas coleções: | Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIMROliveira.pdf | 393.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.