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http://hdl.handle.net/11422/15870
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O ar condicionado está desajustado: negociações do desejo no filme Ar Condicionado, de Fradique (Mário Bastos) |
Autor(es)/Inventor(es): | Machado, Guilherme Rezende |
Orientador: | Secco, Carmen Lucia Tindó Ribeiro |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo demonstrar de que maneira a obra fílmica Ar condicionado (2020), com realização de Fradique, produzido pela produtora angolana Geração-80, é um exemplo do conceito de práticas diversas, conceituação elaborada por Achille Mbembe em “A escrita de si do eu africano” (2001). Para isso utiliza-se como metodologia a análise da negociação dos desejos dentro do filme, partindo dos conceitos de “máquinas desejantes, fluxo associativo e hylê” em O Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1972). O estudo ainda tem por interesse demonstrar os desajustes provocados pelo longa-metragem no conceito de arcos narrativos de Kurt Vonnegut e também evidenciar de que maneira a metalinguagem do filme provoca um salto estético de dentro do interior ficcional para o exterior real de quem assiste, correspondendo, assim, à hipótese de que o longa-metragem quebra padrões narrativos. |
Palavras-chave: | Cinema Angola Desejo Aspectos filosóficos |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
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