Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15870
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ar condicionado está desajustado: negociações do desejo no filme Ar Condicionado, de Fradique (Mário Bastos)
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Guilherme Rezende
Orientador: Secco, Carmen Lucia Tindó Ribeiro
Resumo: Este estudo tem como objetivo demonstrar de que maneira a obra fílmica Ar condicionado (2020), com realização de Fradique, produzido pela produtora angolana Geração-80, é um exemplo do conceito de práticas diversas, conceituação elaborada por Achille Mbembe em “A escrita de si do eu africano” (2001). Para isso utiliza-se como metodologia a análise da negociação dos desejos dentro do filme, partindo dos conceitos de “máquinas desejantes, fluxo associativo e hylê” em O Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1972). O estudo ainda tem por interesse demonstrar os desajustes provocados pelo longa-metragem no conceito de arcos narrativos de Kurt Vonnegut e também evidenciar de que maneira a metalinguagem do filme provoca um salto estético de dentro do interior ficcional para o exterior real de quem assiste, correspondendo, assim, à hipótese de que o longa-metragem quebra padrões narrativos.
Palavras-chave: Cinema
Angola
Desejo
Aspectos filosóficos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

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