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http://hdl.handle.net/11422/15882
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alves, Ricardo Valeriano | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Aline Braga de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-03T14:51:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15882 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pontes Integrais | pt_BR |
dc.subject | Efeitos Secundários | pt_BR |
dc.subject | Aspectos Construtivos | pt_BR |
dc.title | Pontes integrais – análise, projeto e métodos construtivos | pt_BR |
dc.title.alternative | Integral bridges – analysis, design and construction methods | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1967926933133802 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Júdice, Flávia Moll de Souza | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5586425507725322 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Fernando Celso Uchoa | - |
dc.contributor.referee2 | Reis, Francisco José Costa | - |
dc.description.resumo | Pontes integrais são aquelas que não apresentam juntas de dilatação e aparelhos de apoio, apresentando ligação monolítica da superestrutura com a infraestrutura. A ausência de juntas faz com que não seja necessária a manutenção das mesmas, o que exige elevados custos, e ainda evita a deterioração da mesoestrutura por infiltração de água em juntas em mau estado de conservação. Estas e outras vantagens em relação às pontes convencionais foram responsáveis pela rápida difusão de seu uso nos EUA e na Europa. A continuidade da superestrutura, porém, restringe sua deformação horizontal, fazendo com que os efeitos secundários (gradiente térmico, recalque, retração, fluência) e o empuxo de terra despertem importantes esforços que precisam ser considerados em projeto. Quanto aos aspectos construtivos, é comum o emprego de longarinas pré-moldadas em concreto protendido ou longarinas de aço, com a continuidade executada apenas na laje ou também entre as longarinas. Deste modo, este trabalho tem por proposta analisar os principais aspectos de pontes integrais, suas vantagens e desvantagens em relação às pontes convencionais, histórico e aspectos construtivos. Para isso, foi realizado um exemplo considerando três modelos de viaduto integral (assentes em areia fofa, compacta e argila rija) e um modelo convencional biapoiado sob as ações de peso próprio, sobrecarga permanente e carga móvel, considerando-se também os efeitos diferidos, a protensão e o empuxo de terra. Por meio deste foram comparadas as respostas das análises dos dois tipos de estrutura no que tange aos esforços solicitantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
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