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dc.contributor.advisorAlves, Ricardo Valeriano-
dc.contributor.authorOliveira, Aline Braga de-
dc.date.accessioned2022-01-03T14:51:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:43Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15882-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPontes Integraispt_BR
dc.subjectEfeitos Secundáriospt_BR
dc.subjectAspectos Construtivospt_BR
dc.titlePontes integrais – análise, projeto e métodos construtivospt_BR
dc.title.alternativeIntegral bridges – analysis, design and construction methodspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1967926933133802pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Júdice, Flávia Moll de Souza-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5586425507725322pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Fernando Celso Uchoa-
dc.contributor.referee2Reis, Francisco José Costa-
dc.description.resumoPontes integrais são aquelas que não apresentam juntas de dilatação e aparelhos de apoio, apresentando ligação monolítica da superestrutura com a infraestrutura. A ausência de juntas faz com que não seja necessária a manutenção das mesmas, o que exige elevados custos, e ainda evita a deterioração da mesoestrutura por infiltração de água em juntas em mau estado de conservação. Estas e outras vantagens em relação às pontes convencionais foram responsáveis pela rápida difusão de seu uso nos EUA e na Europa. A continuidade da superestrutura, porém, restringe sua deformação horizontal, fazendo com que os efeitos secundários (gradiente térmico, recalque, retração, fluência) e o empuxo de terra despertem importantes esforços que precisam ser considerados em projeto. Quanto aos aspectos construtivos, é comum o emprego de longarinas pré-moldadas em concreto protendido ou longarinas de aço, com a continuidade executada apenas na laje ou também entre as longarinas. Deste modo, este trabalho tem por proposta analisar os principais aspectos de pontes integrais, suas vantagens e desvantagens em relação às pontes convencionais, histórico e aspectos construtivos. Para isso, foi realizado um exemplo considerando três modelos de viaduto integral (assentes em areia fofa, compacta e argila rija) e um modelo convencional biapoiado sob as ações de peso próprio, sobrecarga permanente e carga móvel, considerando-se também os efeitos diferidos, a protensão e o empuxo de terra. Por meio deste foram comparadas as respostas das análises dos dois tipos de estrutura no que tange aos esforços solicitantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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