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http://hdl.handle.net/11422/15882
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Pontes integrais – análise, projeto e métodos construtivos |
Otros títulos: | Integral bridges – analysis, design and construction methods |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Aline Braga de |
Tutor: | Alves, Ricardo Valeriano |
Tutor : | Júdice, Flávia Moll de Souza |
Resumen: | Pontes integrais são aquelas que não apresentam juntas de dilatação e aparelhos de apoio, apresentando ligação monolítica da superestrutura com a infraestrutura. A ausência de juntas faz com que não seja necessária a manutenção das mesmas, o que exige elevados custos, e ainda evita a deterioração da mesoestrutura por infiltração de água em juntas em mau estado de conservação. Estas e outras vantagens em relação às pontes convencionais foram responsáveis pela rápida difusão de seu uso nos EUA e na Europa. A continuidade da superestrutura, porém, restringe sua deformação horizontal, fazendo com que os efeitos secundários (gradiente térmico, recalque, retração, fluência) e o empuxo de terra despertem importantes esforços que precisam ser considerados em projeto. Quanto aos aspectos construtivos, é comum o emprego de longarinas pré-moldadas em concreto protendido ou longarinas de aço, com a continuidade executada apenas na laje ou também entre as longarinas. Deste modo, este trabalho tem por proposta analisar os principais aspectos de pontes integrais, suas vantagens e desvantagens em relação às pontes convencionais, histórico e aspectos construtivos. Para isso, foi realizado um exemplo considerando três modelos de viaduto integral (assentes em areia fofa, compacta e argila rija) e um modelo convencional biapoiado sob as ações de peso próprio, sobrecarga permanente e carga móvel, considerando-se também os efeitos diferidos, a protensão e o empuxo de terra. Por meio deste foram comparadas as respostas das análises dos dois tipos de estrutura no que tange aos esforços solicitantes. |
Materia: | Pontes Integrais Efeitos Secundários Aspectos Construtivos |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade de producción: | Escola Politécnica |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | sep-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Ambiental |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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