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http://hdl.handle.net/11422/15888
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do | - |
dc.contributor.author | Silva, Beatriz Assis e | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-03T15:16:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15888 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.title | O rap e o pós-colonialismo: as reminiscências e resíduos de um sistema em Racionais MC’s | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8270680328878654 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7735629615151099 | pt_BR |
dc.description.resumo | De forma recorrente, a crítica cultural que se debruça sobre as produções discursivas do rap utiliza o conceito de crônica urbana enquanto forma de ancoragem a esta manifestação cultural. O uso deste conceito surge em decorrência de seu teor testemunhal que pode ser entrevisto nas produções poético-musicais que buscam retratar a realidade de locais e sujeitos marginalizados. Baseando-se nisso, a pesquisa se direciona a analisar as composições do Rap brasileiro enquanto forma de subjetivação e, principalmente, enquanto recurso para a produção de uma identidade cultural baseada na afirmação de uma territorialidade que se constrói em oposição a uma ideia de centro. Além disso, a partir de um referencial teórico fundado em pensadores Pós-Coloniais objetiva-se analisar as letras dessas composições poético-musicais enquanto representações dos resíduos e das reminiscências do imperialismo, da colonização e da escravidão na sociedade brasileira – especialmente nas periferias de São Paulo, o local que pode ser considerado o berço dessas composições. A partir desse horizonte nosso olhar será direcionado principalmente às músicas do grupo Racionais MC’s – um dos principais nomes do rap brasileiro. Para além do ponto mais evidente da colonização, que é a segregação racial, em nossa análise serão observadas questões como a ocupação do espaço urbano, o sonho da liberdade e as diversas formas em que as violências atmosférica e física ocorrem atualmente no Brasil, e que têm raízes no passado colonial e escravocrata do país. Como um desdobramento, a pesquisa direcionou o olhar, de modo mais objetivo, para as composições que formam o álbum duplo “Nada como um dia após o outro dia”, quinto álbum de estúdio do grupo Racionais MC’s, lançado em outubro de 2002, o qual introduz a figura emblemática do “Vida Loka”, abordando as perspectivas cíclicas das consequentes produções, que caracterizam uma nova fase do grupo, já consolidado nacionalmente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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