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http://hdl.handle.net/11422/15888
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O rap e o pós-colonialismo: as reminiscências e resíduos de um sistema em Racionais MC’s |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Beatriz Assis e |
Orientador: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumo: | De forma recorrente, a crítica cultural que se debruça sobre as produções discursivas do rap utiliza o conceito de crônica urbana enquanto forma de ancoragem a esta manifestação cultural. O uso deste conceito surge em decorrência de seu teor testemunhal que pode ser entrevisto nas produções poético-musicais que buscam retratar a realidade de locais e sujeitos marginalizados. Baseando-se nisso, a pesquisa se direciona a analisar as composições do Rap brasileiro enquanto forma de subjetivação e, principalmente, enquanto recurso para a produção de uma identidade cultural baseada na afirmação de uma territorialidade que se constrói em oposição a uma ideia de centro. Além disso, a partir de um referencial teórico fundado em pensadores Pós-Coloniais objetiva-se analisar as letras dessas composições poético-musicais enquanto representações dos resíduos e das reminiscências do imperialismo, da colonização e da escravidão na sociedade brasileira – especialmente nas periferias de São Paulo, o local que pode ser considerado o berço dessas composições. A partir desse horizonte nosso olhar será direcionado principalmente às músicas do grupo Racionais MC’s – um dos principais nomes do rap brasileiro. Para além do ponto mais evidente da colonização, que é a segregação racial, em nossa análise serão observadas questões como a ocupação do espaço urbano, o sonho da liberdade e as diversas formas em que as violências atmosférica e física ocorrem atualmente no Brasil, e que têm raízes no passado colonial e escravocrata do país. Como um desdobramento, a pesquisa direcionou o olhar, de modo mais objetivo, para as composições que formam o álbum duplo “Nada como um dia após o outro dia”, quinto álbum de estúdio do grupo Racionais MC’s, lançado em outubro de 2002, o qual introduz a figura emblemática do “Vida Loka”, abordando as perspectivas cíclicas das consequentes produções, que caracterizam uma nova fase do grupo, já consolidado nacionalmente. |
Palavras-chave: | Hip Hop Rap Pós-colonialismo |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
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