Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15892
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Apresentação dos cordéis de Antônio Ferreira da Cruz a partir da desmistificação da Máquina do Mundo (1951) de Carlos Drummond de Andrade
Autor(es)/Inventor(es): Lisboa, Laila Alice Luiz
Orientador: Martins, Marcelo Diniz
Resumo: O objetivo deste trabalho é a análise e reflexão do poema “A máquina do mundo” (1951) de Carlos Drummond de Andrade, entendendo e pensando a literatura de cordel de Antonio Ferreira da Cruz, em especial o poema “Historia da Machina que faz o mundo rodar” (1921). O presente trabalho de conclusão de curso, embora não esgote o tema, pretende entender a origem geográfica, histórica e cultural dos poetas e das referidas obras, a fim de analisar as diferenças em que a ideia de “grande máquina do mundo”, tão vislumbrada em Drummond, foi elucubrada também trinta anos antes no cordel de Ferreira da Cruz num contexto extremamente diverso do que o tão estudado hodiernamente. Portanto, essa relação propõe-se a identificar em que medida pode haver um diálogo entre os poemas, compreendendo o lastro temporal e as diferenças literárias que estes abarcam. Para que se possa atingir este objetivo, toma-se como lastro a farta bibliografia e as análises propostas pelo crítico José Miguel Wisnik (2018) a respeito de Drummond e o acervo sobre Antônio Ferreira da Cruz disposto na Fundação Casa de Rui Barbosa.
Palavras-chave: Literatura de cordel
Cruz, Antônio Ferreira da
Poesia
Andrade, Carlos Drummond de
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LALLisboa.pdf450.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.