Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15897
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Marcel Alvaro de | - |
dc.contributor.author | Silva, Samuel Malaquias da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-03T16:18:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15897 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.subject | Literária infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Verbo-visualidade | pt_BR |
dc.title | Sylvia pra cá, Orthof pra lá: uma leitura da verbo-visualidade no conto ilustrado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3847631843846476 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3013504254716700 | pt_BR |
dc.description.resumo | Por meio da presente pesquisa, pretendemos analisar a verbo-visualidade no conto ilustrado Gato pra cá, rato pra lá, de maneira a investigar como esse recurso atua na construção dos sentidos do livro. A semiose verbo-visual atua no conto em questão com o propósito de provocar o riso no leitor, a partir da quebra de expectativa desencadeada pela subversão do imaginário social pré-estabelecido. Para tanto, consideramos os pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), tendo em mente as pesquisas de Wedgwood (2002), Brait (2005; 2012; 2016), Amorim (2014), Voloshinov (2017), entre outros. Segundo a ADD, o texto é um objeto discursivo e interacional. Portanto, seus sentidos são construídos em contexto sociodiscursivo, pressupondo a interação entre temporalidade, cenário, autor, texto e leitor. Também recorremos à compreensão que as pesquisas contemporâneas em Crítica Literária Infantil têm a respeito da verbo-visualidade, que pressupõe uma relação de interdependência e complementaridade entre palavra e ilustração. Por isso, dialogamos com os conceitos e reflexões sistematizados em Coelho (1981), Colomer (2003), Feres (2016), Bajour (2018), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SMSilva.pdf | 351.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.