Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Ricardo Pinto de | - |
dc.contributor.author | Couto, Marina Mac Cord Rondon Krivochein | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-03T19:23:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15917 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia digital | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Código de programação | pt_BR |
dc.title | A subversão dos códigos da programação como criação do poético | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2197723284952344 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4489759345939650 | pt_BR |
dc.description.resumo | Entre a literatura e os códigos de programação, este trabalho procura ser uma caminhada entre as manifestações do objeto artístico que culminam em 1961 na “teoria do não-objeto” de Ferreira Gullar, tendo como objetivo final ressaltar na poesia digital o mesmo movimento de retirada da arte do contexto esperado, fechado e regrado. Através da subversão dos códigos de programação e das regras que os cercam, um efeito poético é construído, este permite analisar a poesia digital também sob a perspectiva de máquina, facilmente perdida na leitura destes objetos ciborgues. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMCRKCouto.pdf | 474.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.