Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15917
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A subversão dos códigos da programação como criação do poético |
Autor(es)/Inventor(es): | Couto, Marina Mac Cord Rondon Krivochein |
Orientador: | Souza, Ricardo Pinto de |
Resumo: | Entre a literatura e os códigos de programação, este trabalho procura ser uma caminhada entre as manifestações do objeto artístico que culminam em 1961 na “teoria do não-objeto” de Ferreira Gullar, tendo como objetivo final ressaltar na poesia digital o mesmo movimento de retirada da arte do contexto esperado, fechado e regrado. Através da subversão dos códigos de programação e das regras que os cercam, um efeito poético é construído, este permite analisar a poesia digital também sob a perspectiva de máquina, facilmente perdida na leitura destes objetos ciborgues. |
Palavras-chave: | Poesia digital Literatura brasileira Código de programação |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MMCRKCouto.pdf | 474.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.