Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15954
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
Author(s)/Inventor(s): Danter, Andressa Christina Rodrigues
Advisor: Salvador, Daniel Fábio
Co-advisor: Vicente, Regiane Trigueiro
Abstract: O uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica.
Keywords: Ensino de ciências
Fotossíntese
Instrução por computador
Ensino médio
Sciences teaching
Photosynthesis
Computer-assisted instruction
High school
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACRDanter.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.