Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalvador, Daniel Fábio-
dc.contributor.authorDanter, Andressa Christina Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-01-06T14:20:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15954-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectInstrução por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectPhotosynthesisen
dc.subjectComputer-assisted instructionen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleUso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4596156812858787pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Vicente, Regiane Trigueiro-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565220910007497pt_BR
dc.description.resumoO uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACRDanter.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.