Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15954
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
Author(s)/Inventor(s): | Danter, Andressa Christina Rodrigues |
Advisor: | Salvador, Daniel Fábio |
Co-advisor: | Vicente, Regiane Trigueiro |
Abstract: | O uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica. |
Keywords: | Ensino de ciências Fotossíntese Instrução por computador Ensino médio Sciences teaching Photosynthesis Computer-assisted instruction High school |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | DANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACRDanter.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.