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http://hdl.handle.net/11422/15958
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Eckhardt, Beatriz D'aiuto | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T14:54:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ECKHARDT, Beatriz D’Aiuto. A noite de Pedro Américo, entre o real e o fantástico: análises de sua recepção crítica e da obra como um universo particular. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15958 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | A Noite | pt_BR |
dc.subject | Pedro Américo | pt_BR |
dc.subject | Salão de 1884 | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.subject | Romantismo | pt_BR |
dc.title | A noite de Pedro Américo, entre o real e o fantástico: análises de sua recepção crítica e da obra como um universo particular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca demonstrar como A Noite acompanhada dos gênios do Estudo e do Amor (1883), de Pedro Américo (1843-1905), foi analisada pela crítica brasileira de sua época através de parâmetros estabelecidos por uma retórica de consolidação da tendência realista em território nacional; e também analisá-la como um universo particular, tecendo relações entre ela e demais obras de cunho semelhante pertencentes ao mesmo contexto de produção, ou seja, a Europa do final do século XIX. A metodologia se baseou na pesquisa, leitura e análise de críticas e escritos veiculados nos periódicos da época, encontrados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional; na leitura de textos acadêmicos que tratam do contexto em questão, de textos do próprio pintor, e de fontes sobre mitologia grega; bem como na análise visual das pinturas estudadas. O principal objetivo é apresentar os embates entre tendências artísticas no Brasil do final do século XIX, abrindo novas possibilidades de interpretação para essa famosa alegoria de Pedro Américo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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