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dc.contributor.advisorTucherman, Ieda-
dc.contributor.authorCarvalho, Iana França Carneiro-
dc.date.accessioned2022-01-06T19:58:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:41Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Iana França Carneiro. A beleza como uma responsabilidade feminina: o culto ao mito da beleza no discurso publicitário das grandes marcas de cosméticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15969-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBeleza feminina (Estética)pt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectCosméticos - Indústriapt_BR
dc.titleA beleza como uma responsabilidade feminina: o culto ao mito da beleza no discurso publicitário das grandes marcas de cosméticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Castanheira, Dennis da Silva-
dc.contributor.referee2Nogueira, Maria Alice de Faria-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo se aprofundar na análise do discurso publicitário de grandes marcas da indústria de cosméticos entre a década de 1940 e os dias atuais, a fim de analisar como as imagens de beleza têm sido usadas contra as mulheres para conter seus avanços dentro das sociedades ocidentais. Após duas décadas de movimentos fortes do feminismo a partir dos anos 70, com conquistas importantes como acesso à educação superior, direitos legais de controle de reprodução e aumento da participação feminina no mercado de trabalho, ainda há a dúvida: as mulheres são realmente livres? O mito da beleza, teoria extensamente trabalhada pela jornalista Naomi Wolf, será o cerne da pesquisa e o conceito que guiará toda a análise deste trabalho. A intenção é questionar como o discurso publicitário dos grandes players da indústria de cosméticos – influenciado pelos interesses político e econômico – ditou o comportamento feminino ao longo dos anos e colocou a beleza como uma responsabilidade das mulheres. Para além disso, esta monografia se propõe a pesquisar o início de um ponto de inflexão no problema exposto, e como os avanços tecnológicos dos meios comunicacionais tem influenciado para a derrocada do mito da beleza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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