Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15969
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A beleza como uma responsabilidade feminina: o culto ao mito da beleza no discurso publicitário das grandes marcas de cosméticos
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Iana França Carneiro
Advisor: Tucherman, Ieda
Abstract: Esta monografia tem como objetivo se aprofundar na análise do discurso publicitário de grandes marcas da indústria de cosméticos entre a década de 1940 e os dias atuais, a fim de analisar como as imagens de beleza têm sido usadas contra as mulheres para conter seus avanços dentro das sociedades ocidentais. Após duas décadas de movimentos fortes do feminismo a partir dos anos 70, com conquistas importantes como acesso à educação superior, direitos legais de controle de reprodução e aumento da participação feminina no mercado de trabalho, ainda há a dúvida: as mulheres são realmente livres? O mito da beleza, teoria extensamente trabalhada pela jornalista Naomi Wolf, será o cerne da pesquisa e o conceito que guiará toda a análise deste trabalho. A intenção é questionar como o discurso publicitário dos grandes players da indústria de cosméticos – influenciado pelos interesses político e econômico – ditou o comportamento feminino ao longo dos anos e colocou a beleza como uma responsabilidade das mulheres. Para além disso, esta monografia se propõe a pesquisar o início de um ponto de inflexão no problema exposto, e como os avanços tecnológicos dos meios comunicacionais tem influenciado para a derrocada do mito da beleza.
Keywords: Beleza feminina (Estética)
Feminismo
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Cosméticos - Indústria
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Iana França Carneiro. A beleza como uma responsabilidade feminina: o culto ao mito da beleza no discurso publicitário das grandes marcas de cosméticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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