Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15983
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dc.contributor.advisorGomes, Verônica Leite de Holanda-
dc.contributor.authorSilva, Aline Billo da-
dc.date.accessioned2022-01-07T16:25:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Billo da. Análise sobre a conscientização da importância da água e a relação estabelecida no uso/consumo por alunos de uma escola da rede estatual de ensino na região do Grande Rio no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15983-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectConsumo de água (Saúde ambiental)pt_BR
dc.titleAnálise sobre a conscientização da importância da água e a relação estabelecida no uso/consumo por alunos de uma escola da rede estatual de ensino na região do grande rio no estado do Rio de Janeiro, Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8340089301054685pt_BR
dc.description.resumoA água é um recurso fundamental para o surgimento e manutenção da vida, porém sua distribuição é desigual e sua disponibilidade está cada vez menor em sua forma potável, ou própria para consumo. A educação Ambiental é um tema transversal que acontece nas escolas e também no cotidiano, com a finalidade de conscientizar o cidadão da necessidade de preservação da água nos dias atuais e de seu papel nesta economia. O objetivo deste trabalho é verificar como a educação ambiental formal e informal transforma hábitos cotidianos. Foi feito um levantamento por meio de um questionário, respondido por 168 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro, na região do Grande Rio, Brasil, sobre seus hábitos de uso/consumo da água procurando relacionar como o grau de escolaridade e o acesso às informações modificam os hábitos destes alunos enquanto cidadãos. Os dados obtidos foram: 80% dos alunos acham que é importante economizar água, 90% acham que a água é um recurso que pode acabar e 60% aprendeu em algum momento sobre a importância de economizar água, com respostas semelhantes que foram independentes do grau de escolaridade. Assim sendo, pode ser concluído que os hábitos de economia de água foram aprendidos antes de ingressarem na escola e que o tempo gasto com o aprendizado formal aparentemente não influenciou na mudança de sua conduta. As respostas sugerem que o ensino formal não se aproximou de suas realidades e eles não conseguiram relacionar o que aprenderam e sala de aula com o seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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