Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15983
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise sobre a conscientização da importância da água e a relação estabelecida no uso/consumo por alunos de uma escola da rede estatual de ensino na região do grande rio no estado do Rio de Janeiro, Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Aline Billo da
Orientador: Gomes, Verônica Leite de Holanda
Resumo: A água é um recurso fundamental para o surgimento e manutenção da vida, porém sua distribuição é desigual e sua disponibilidade está cada vez menor em sua forma potável, ou própria para consumo. A educação Ambiental é um tema transversal que acontece nas escolas e também no cotidiano, com a finalidade de conscientizar o cidadão da necessidade de preservação da água nos dias atuais e de seu papel nesta economia. O objetivo deste trabalho é verificar como a educação ambiental formal e informal transforma hábitos cotidianos. Foi feito um levantamento por meio de um questionário, respondido por 168 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro, na região do Grande Rio, Brasil, sobre seus hábitos de uso/consumo da água procurando relacionar como o grau de escolaridade e o acesso às informações modificam os hábitos destes alunos enquanto cidadãos. Os dados obtidos foram: 80% dos alunos acham que é importante economizar água, 90% acham que a água é um recurso que pode acabar e 60% aprendeu em algum momento sobre a importância de economizar água, com respostas semelhantes que foram independentes do grau de escolaridade. Assim sendo, pode ser concluído que os hábitos de economia de água foram aprendidos antes de ingressarem na escola e que o tempo gasto com o aprendizado formal aparentemente não influenciou na mudança de sua conduta. As respostas sugerem que o ensino formal não se aproximou de suas realidades e eles não conseguiram relacionar o que aprenderam e sala de aula com o seu cotidiano.
Palavras-chave: Educação em saúde ambiental
Conscientização
Água
Consumo de água (Saúde ambiental)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Aline Billo da. Análise sobre a conscientização da importância da água e a relação estabelecida no uso/consumo por alunos de uma escola da rede estatual de ensino na região do Grande Rio no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABSilva.pdf442.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.