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http://hdl.handle.net/11422/16006
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Mergenfel A. Vaz | - |
dc.contributor.author | Maia, Laura Fraga | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T16:31:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16006 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua alemã | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6277312293965310 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0593778973977791 | pt_BR |
dc.description.resumo | No Rio de Janeiro, o ensino de alemão como língua adicional costuma ser mediado por livros didáticos internacionais, ao redor dos quais se organizam currículos, métodos e avaliações (cf. Uphoff, 2009). Contudo, uma vez que se dirigem a um público-alvo europeu, estes materiais impõem severas limitações a um ensino localmente sensível ao ignorar demandas particulares deste contexto. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar a elaboração local de materiais didáticos com base nas perspectivas decoloniais (Kumaravadivelu, 2012, 2014, 2016) e interculturais (Sampaio; Puh, 2020), com o intuito de defender um diálogo com a língua alemã que se inicie no contexto carioca e aproxime a língua-alvo ao aluno. A pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na prática reflexiva (cf. Schön, 2000; Dewey, 1959) e conclui que as dificuldades de conexão com o livro didático internacional relatadas pelos alunos podem ser superadas quando materiais cultural e localmente sensíveis são privilegiados. O grupo confrontado com o material desenvolvido respondeu positivamente à sua utilização, em um incentivo à produção de materiais locais complementares ou alternativos e outras pesquisas propositivas na área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Alemão |
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