Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16006
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
Author(s)/Inventor(s): Maia, Laura Fraga
Advisor: Ferreira, Mergenfel A. Vaz
Abstract: No Rio de Janeiro, o ensino de alemão como língua adicional costuma ser mediado por livros didáticos internacionais, ao redor dos quais se organizam currículos, métodos e avaliações (cf. Uphoff, 2009). Contudo, uma vez que se dirigem a um público-alvo europeu, estes materiais impõem severas limitações a um ensino localmente sensível ao ignorar demandas particulares deste contexto. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar a elaboração local de materiais didáticos com base nas perspectivas decoloniais (Kumaravadivelu, 2012, 2014, 2016) e interculturais (Sampaio; Puh, 2020), com o intuito de defender um diálogo com a língua alemã que se inicie no contexto carioca e aproxime a língua-alvo ao aluno. A pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na prática reflexiva (cf. Schön, 2000; Dewey, 1959) e conclui que as dificuldades de conexão com o livro didático internacional relatadas pelos alunos podem ser superadas quando materiais cultural e localmente sensíveis são privilegiados. O grupo confrontado com o material desenvolvido respondeu positivamente à sua utilização, em um incentivo à produção de materiais locais complementares ou alternativos e outras pesquisas propositivas na área.
Keywords: Língua alemã
Estudo e ensino
Decolonialidade
Interculturalidade
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Alemão

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFMaia.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.