Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16100
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto dos incentivos fiscais sobre a alíquota efetiva dos tributos sobre o lucro do setor de tecnologia da informação
Author(s)/Inventor(s): Souza, Beatriz Maria Gonçalves de
Advisor: Bufoni, André Luiz
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo calcular e analisar o comportamento da alíquota efetiva dos impostos sobre o lucro das empresas do setor de Tecnologia da Informação, verificando qual o impacto dos incentivos fiscais sobre a ETR. Para isso, foram coletadas as demonstrações contábeis bem como as notas explicativas das empresas do setor listadas no sítio eletrônico da B3. Os dados foram tabelados e analisados tanto individualmente por empresa quanto em conjunto para obter a perspectiva do setor. Os resultados obtidos mostram que os incentivos fiscais de fato reduzem a ETR das empresas que se utilizam do benefício, sugerindo, assim, que o uso dos mecanismos de renúncia fiscal pode fazer parte de um bom gerenciamento tributário. Foi possível concluir ainda que os incentivos relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e ao Programa de Alimentação do trabalhador foram responsáveis por reduzir, respectivamente, 4,29 e 0,22 pontos percentuais da alíquota efetiva do setor de Tecnologia da Informação.
Keywords: Alíquota efetiva
Incentivos fiscais
Tributos
Tecnologia da informação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Beatriz Maria Gonçalves de. O impacto dos incentivos fiscais sobre a alíquota efetiva dos tributos sobre o lucro do setor de tecnologia da informação. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMGSouza.pdf209.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.