Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16100
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O impacto dos incentivos fiscais sobre a alíquota efetiva dos tributos sobre o lucro do setor de tecnologia da informação
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Beatriz Maria Gonçalves de
Orientador: Bufoni, André Luiz
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo calcular e analisar o comportamento da alíquota efetiva dos impostos sobre o lucro das empresas do setor de Tecnologia da Informação, verificando qual o impacto dos incentivos fiscais sobre a ETR. Para isso, foram coletadas as demonstrações contábeis bem como as notas explicativas das empresas do setor listadas no sítio eletrônico da B3. Os dados foram tabelados e analisados tanto individualmente por empresa quanto em conjunto para obter a perspectiva do setor. Os resultados obtidos mostram que os incentivos fiscais de fato reduzem a ETR das empresas que se utilizam do benefício, sugerindo, assim, que o uso dos mecanismos de renúncia fiscal pode fazer parte de um bom gerenciamento tributário. Foi possível concluir ainda que os incentivos relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e ao Programa de Alimentação do trabalhador foram responsáveis por reduzir, respectivamente, 4,29 e 0,22 pontos percentuais da alíquota efetiva do setor de Tecnologia da Informação.
Palavras-chave: Alíquota efetiva
Incentivos fiscais
Tributos
Tecnologia da informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Beatriz Maria Gonçalves de. O impacto dos incentivos fiscais sobre a alíquota efetiva dos tributos sobre o lucro do setor de tecnologia da informação. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMGSouza.pdf209.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.