Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16113
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | Promoção da saúde no ambiente escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Leal, Aurélia Maximo Nougué |
Orientador: | Pougy, Lília Guimarães |
Resumo: | O presente trabalho possui como objetivo principal conhecer como os jovens participantes do Projeto “Papo Cabeça”, percebem a violência de gênero e desenvolver metodologias de intervenção para o público alvo do projeto. Através da verificação de como esses adolescentes entendem a violência de gênero, será plausível inferir como os mesmos percebem os diferentes tipos de violência como um ato de violência de gênero, com isso, poderá ser proposto formas para trabalhar as questões de gênero nas escolas. Para a realização desta pesquisa, é imprescindível, a aplicação de questionários com perguntas fechadas e de múltipla escolha, onde o respondente pode expressar a sua opinião, desta forma, será viável uma comparação entre os diversos participantes. Os principais resultados esperados através da Experiência nos grupos são de que os jovens na sua grande maioria percebem a violência de gênero exclusivamente como a violência física vivenciada entre homens e mulheres. Deste modo, é relevante que existam ações que promovam espaços para reflexão que envolva as questões de gênero no espaço escolar, pois este é um ambiente propício para a desconstrução dos papéis sexistas. |
Resumo: | The present work aims at knowing how young people participating in the project “Papo Cabeça” perceive gender-based violence and to develop methods of intervention for the target audience of the project. Through the verification of how these adolescents understand gender violence, will be plausible to infer how they perceive the different types of violence as an act of gender violence, thus, may be offered ways to work with gender issues in schools. For this research, is essential, the use of questionnaires with closed questions and multiple choice questions where the respondent can express their views in this way will be a viable comparison between the various participants. The main results expected from the experiment in groups of young people are mostly perceived gender violence solely as physical violence experienced between women and men. It is important actions to promote spaces for reflection involving gender issues in school, because this is a favorable environment for the deconstruction of sexist roles. |
Palavras-chave: | Violência de gênero Ambiente escolar Gender-based violence school environment |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
Programa: | Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Unidade produtora: | Maternidade Escola |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LEAL, Aurélia Máximo Nougué. Promoção da saúde no ambiente escolar. 2011. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Aparece nas coleções: | Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMNLEAL.pdf | 6.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.