Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16124
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de
Advisor: Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
Abstract: Órgãos internacionais, preocupados com a harmonização da contabilidade pelo mundo, levaram a UNCTAD, órgão da ONU, junto ao ISAR, a criarem uma proposta de Currículo Mundial (CM) com o intuito de padronizarem o ensino contábil pelo planeta. Entre os blocos presentes no CM, está o ensino da Tecnologia da Informação (TI). O objetivo deste trabalho é analisar a grade curricular existente nas graduações presenciais em ciências contábeis das universidades públicas do Brasil, comparando com a grade proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR, para averiguar quantas disciplinas relacionadas a TI são ofertadas. A divisão dos blocos foi a mesma utilizada por Sakata e Riccio (2004). As bases de dados coletadas para a análise foram as grades curriculares presentes nos sites das próprias universidades. O recolhimento dos dados foi realizado ao longo do mês de maio de 2021. Os resultados foram analisados e apresentados com base nas estatísticas descritivas, sendo os dados divididos por blocos de conhecimento, região do país e universidades. Os resultados demonstraram que apenas 3% da grade dos cursos de ciências contábeis oferta a disciplinas de TI. A Região Sul foi a região que mais apresentou disciplinas de TI. A UFSM foi, dentro de todas as universidades analisada, a universidade com maior número de disciplinas de TI.
Keywords: Ciências contábeis
Tecnologia da informação
Universidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MEDEIROS, Breno Perrotta Tombasco de. O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciência Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPTMedeiros.pdf220.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.